O cancelamento de uma fatura é necessário quando uma cobrança não deve mais ser paga ou precisa ser invalidada por algum motivo, como erro de lançamento, desistência do cliente ou substituição por uma nova fatura.

📂 Onde fica

  • Cancelar fatura: disponível dentro da aba Faturas, ao abrir a fatura desejada no Dashboard do Cliente.

  • O botão de ação aparece no menu lateral ou em Mais ações.

📊 Como funciona

Ao cancelar uma fatura:

  • O status da fatura passa para Cancelada.

  • Ela deixa de ser cobrada do cliente.

  • Permanece no histórico financeiro, mas não afeta mais os valores em aberto.

 

⚡ Dicas

  • Utilize o cancelamento apenas quando tiver certeza de que a cobrança não será mais válida.

  • Nunca exclua faturas: o cancelamento preserva o histórico para fins de auditoria.

✅ Conclusão

O recurso de cancelar fatura garante que você mantenha o histórico financeiro organizado, sem apagar registros importantes.
Dessa forma, é possível corrigir cobranças de forma transparente e segura.