O sistema permite configurar SMTP para o envio de e-mails e gerenciar os templates de mensagens automáticas que são disparadas para os clientes.
Esse recurso garante maior confiabilidade no envio, personalização de conteúdo e padronização da comunicação.

Configure envio de e-mails transacionais e seus modelos.

📂 Onde fica

  • Configurações → E-mail

📊 O que configurar

SMTP

  • Servidor SMTP: host de envio de e-mails.

  • Porta: geralmente 465 (SSL) ou 587 (TLS).

  • Usuário e Senha: credenciais de autenticação.

  • Remetente padrão: e-mail que aparecerá como origem das mensagens.

Templates de E-mail

  • Mensagens automáticas: como faturas geradas, tickets respondidos, notas fiscais emitidas.

  • Personalização: edição de título, corpo do e-mail e variáveis dinâmicas (ex.: {{cliente_nome}}, {{valor_fatura}}).

  • Idiomas: possibilidade de gerenciar conteúdo em múltiplos idiomas, se habilitado.

⚡ Dicas

  • Sempre utilize um provedor SMTP confiável para evitar que seus e-mails caiam em SPAM.

  • Teste o envio após configurar o SMTP para confirmar a autenticação correta.

  • Mantenha templates claros e objetivos, usando variáveis para personalização.

  • Revise periodicamente o conteúdo dos e-mails para manter consistência de comunicação.

✅ Conclusão

O módulo de SMTP e Templates de E-mail garante que todas as mensagens automáticas do sistema sejam enviadas de forma segura e personalizada.
Isso fortalece a confiabilidade da comunicação com o cliente e melhora a experiência no uso da plataforma.